novembro 23, 2014

O Cimento e os tipos comuns de cimentos

O Cimento

O cimento é um dos produtos mais utilizados no mundo. Presente em todo tipo de construção, da mais simples moradia até a mais complexa obra de infra-estrutura, do início ao acabamento final.
É o componente básico do concreto, que é o material mais consumido no planeta depois da água.

Principal material usado nas obras no mundo inteiro, todo cimento é chamado mundialmente de Cimento Portland por ter sido criado e patenteado em 1824 pelo construtor inglês Joseph Aspdin.  O cimento é resultado de misturas feitas com queima e moagem de argila e pó de pedra calcária retirado das ruas. Ao adicionar água consegue-se um material de dureza similar às pedras utilizadas nas edificações. 
O cimento (derivada do latim cæmentu) é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. É o principal material de construção usado como aglomerante. É uma das principais commodities mundiais, servindo até mesmo como indicador econômico.

Os cimentos não são todos iguais, existindo vários tipos com diversas características. Conheça mais:

Os diferentes tipos de cimentos normalizados são designados pela sigla e pela classe de resistência.
A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido de algarismos romanos I a V, sendo as classes de resistências indicadas pelos números 25, 32 e 40.
Estas apontam os valores mínimos de resistência à compressão (expressos em megapascal. – MPa), garantidos pelos fabricantes, após 28 dias de cura.

Tipos de cimento Portland


  • Um Breve resumo sobre o Significado das Siglas

CP-I – Cimento Portland Comum. Não possui nenhum tipo de aditivo, além do gesso, responsável por retardar o endurecimento do cimento permitindo um tempo maior para realizar a aplicação.
Produção direcionada para a indústria.

CP-II – Cimento Portland Composto. Possui aditivos em sua composição o que faz com que tenha menor calor de hidratação, ou seja, libera menos calor quando em contato com água. É dividido em 3 tipos:
 - CP-II E: com adição de escória de alto-forno.
 - CP-II Z: com adição de material pozolânico (cinzas vulcânicas).
 - CP-II F: com adição de material carbonático-fíler.
            É um cimento versátil e usado em todas as fases da obra.

CP-III – Cimento Portland de alto-forno. Tem em sua composição entre 35% e 70% de escória de alto-forno. Possui alta impermeabilidade e durabilidade, baixo calor de hidratação, alta resistência à expansão, resistente a sulfatos, menos poroso e mais durável.

CP-IV – Cimento Portland Pozolânico. Tem em sua composição entre 15% e 50% de material pozolânico. Oferece estabilidade, baixo calor de hidratação, é pouco poroso e resistente a ação da água do mar e esgotos. É recomendado para concretagem de grandes volumes e em altas temperaturas.

CP-V – Cimento Portland de Alta Resistência Inicial. Possui alta reatividade nas primeiras horas de sua aplicação, atingindo resistências elevadas em pouco tempo. Passados 28 dias atinge resistências maiores que cimentos convencionais.
Utilizado em larga escala para obras industriais que exigem tempo menor para desforma. Recomendado somente para fabricação de concreto.

RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos (presentes em redes de esgotos, ambientes industriais e água do mar). Indicado para construções nesses locais.

Branco – Cimento Portland Branco. Apresenta em sua composição entre 35% e 70% de escória de alto-forno. Possui alta impermeabilidade e durabilidade, baixo calor de hidratação, alta resistência à expansão, é resistente a sulfatos, menos poroso e mais durável.
É fundamental fazer corretamente o adensamento e a cura das argamassas e dos concretos.
O adensamento e a cura mal feitos são as principais causas de defeitos e problemas que surgem nas argamassas e nos concretos, como baixa resistência, trincas e fissuras e a corrosão das armaduras etc.




Fonte:
http://www.leroymerlin.com.br/dicas/diferencas-entre-tipos-de-cimentos
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cimento#Hist.C3.B3ria
http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/quais-tipos-cimentos/

0 comentários:

Postar um comentário