novembro 23, 2014

Sustentabilidade na Impermeabilização

CONSTRUIR PARA A SUSTENTABILIDADE

A palavra “sustentabilidade” é, sem dúvida, uma das mais faladas e comentadas neste novo milênio e, não por acaso, esse conceito tem invadido as mais diversas áreas do conhecimento e setores da economia. Na construção civil, a partir da utilização de novos materiais que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente e contribuam para o conforto térmico ou a redução do consumo de energia, não é diferente, e há inúmeros exemplos de novos materiais e tecnologias com essa finalidade.

 

Impermeabilização é uma alternativa sustentável para quem quer economia e durabilidade da obra

 

A construção civil é de fundamental importância para a economia brasileira. Atento à preservação do meio ambiente, o segmento busca alternativas que não agridam a natureza, utilizando produtos e materiais sustentáveis. Como parte atuante nesse setor, a impermeabilização também tem sua parcela de compromisso.
A impermeabilização é um recurso sustentável para as edificações. Além de prevenir e estancar possíveis vazamentos de água, ela protege a construção e evita o desperdício de material, principalmente de água, uma das grandes preocupações atuais em função da escassez desse recurso natural.



Uma edificação impermeabilizada, desde a sua concepção, onera a construção de 2 a 3%. Porém, a economia pode chegar a 30% se considerarmos a redução de praticamente 100% com manutenção posterior em uma obra.
Essa precaução garante durabilidade ao material, evita mofos e bolores nas paredes que, além dos problemas estéticos, podem vir a prejudicar a saúde dos moradores. Uma construção impermeabilizada tem a vida útil estendida em até 50 anos sem a necessidade de reparos.
Ela integra a obra e garante a segurança, o conforto e a economia do usuário. A sustentabilidade é uma realidade que não tem mais volta. Hoje, todo trabalho deve levar em conta esse novo paradigma, que já é uma necessidade social. Atitudes como essa ajudam na educação contra o desperdício. A construção sustentável exige ações ecologicamente corretas, desafiando o homem a estudar o planeta e a sociedade, a fim de buscar alternativas viáveis,  mudar concepções e atitudes culturais.

Atualmente, uma das grandes prioridades de qualquer empresa é a preocupação ambiental. 

Na DENVER – fabricante de produtos comercializados pela Schenkel – a utilização de produtos ecologicamente corretos e a devida disposição de resíduos são fundamentais. Novos itens foram incorporados, assim como novas linhas, desenvolvidos para substituir àqueles anteriormente fabricados à base de solventes.

A DENVER põe em prática diversas medidas para tornar seus produtos mais sustentáveis e prioriza materiais regionais e recicláveis, utilizando matérias-primas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis.  Os investimentos em ações inteligentes de longo e médio prazo constituem resultados sólidos e duradouros, como toda ação na construção civil.

VANTAGENS DAS COBERTURAS VERDES

Permitem maior isolamento acústico
Favorecem o isolamento térmico

Eliminam a necessidade de construir coberturas com isolamento térmicos

Aumentam a qualidade do ar na cidade

Reduzem a incidência de ventos

Reduzem o pé, já que as plantas filtram particulas de pó existentes no ar em até 85%, podendo também absorver e transformar diversos poluentes gasosos

Reduzem a poluição sonora

Prolongam a durabilidade da impermeabilização, aplicada na superfície
  • Prolongam a durabilidade da construção e do patrimônio
  • Protegem as espécies, como plantas e animais
  • Estimulam um melhor relacionamento entre os usuários da edificação
 
 
 Fonte:
http://schenkel.com.br/a-schenkel/qualidade-e-sustentabilidade/

0 comentários:

Postar um comentário